O final feliz da triste história de um betta, que representa muitos mundo a fora

Quantas vezes discutimos nos fóruns da internet o “aquário ideal” para peixes betta? Já cansei de ver tópicos sobre isso. E quantas vezes reclamamos da qualidade de várias lojas de aquarismo no Brasil? Pois bem, a parte ruim é que não é só aqui que existe despreparo e descaso.

Encontrei meio sem querer essa história no Facebook e vale a pena pintas em linhas gerais o quadro dessa história. Uma mulher encontrou num pet shop um peixe betta desfigurado, quase morto e com nadadeiras necrosadas. Sua cor era de um cinza pálido, prenunciando uma morte lenta e dolorida. Contudo, a aquarista pediu o peixe para si, embora tenha avisado aos lojistas que não os pagaria pelo animal, já que não recompensaria os responsáveis pelos maus tratos ao pequeno animal, que beirava a morte.

Ele encontrava-se em um tanque inapropriado ao seu comportamento e com companheiros incompatíveis, que encontraram nas suas nadadeiras grandes e brilhantes um divertido aparato para mordiscar. Por conta disso, perdeu quase a totalidade de suas nadadeiras, que também necrosaram. Parecia haver apenas 50% do pequeno betta.

Contudo, a partir dos cuidados dispensados pela nova dona, o pequeno recuperou-se, suas nadadeiras cresceram. Podia agora desfrutar dum aquários apenas para si, projetado para seu comportamento. Por fim, o quase cadáver se tornou de um azul cintilante, ornado com belas nadadeiras, que lhe caíam como um véu.

Essa não é apenas uma historinha. CLIQUE AQUI e veja o relato original em inglês. Abaixo, algumas fotos retiradas do artigo que demonstram a que ponto os maus tratos podem chegar. Não é consenso, mas eu sempre defendo que bettas devem ter um tanque só para si. Embora sejam agressivos com os de sua própria espécie, podem facilmente virar vítimas de outras espécies ágeis, que encontram no ato de morder suas chamativas barbatanas um doloroso divertimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s