ENTREVISTA: Diego Marinelli e seu aquário do IAPLC 2012

Esta é somente a 1ª parte da entrevista. Ainda não traduzi toda ela. Pode deixar que aviso a todos quando atualizar este post.

One too many morning

Tank : 90 x 60 x 50 cm

Iluminação: 8 x 24w t5 – 8h por dia

Filtragem: Filtro externo

Plantas: Bolbitis heudelotii; Cryptocoryne parva;  Cryptocoryne wendtii “brown”; Echinodorus tenellus; Eleocharis parvula; Fissidens fontanus; Myriophyllum matogrossense “green”; Rotala sp. ‘Vietnam’; Rotala Nanjenshan; Rotala rotundifolia; Rotala sp. ”Green’; Riccardia chamedryfolia; “Triangle moss”; Christmas moss e Hydrocotyle sp. ”Japan”

Peixes: Corydoras pygmaeus; Rasbora hengeli; Neritinanatalensis “zebra” e Otocinclus affinis

Hardscape : dragon stone  e Madeira

De onde veio a inspiração para esse layout?

Este layout foi inspirado por uma cena imaginária capturada na floresta, nas primeiras horas da manhã, quando a natureza começa a viver e parece despertar do sono da noite.

Eu tentei fazer uma atmosfera um pouco fantasiosa e misteriosa ao caminhar entre as árvores. Eu usei técnicas de composição para aumentar o senso de perspectiva e profundidade do layout. E eu plantei e cultivei meu tipo de plantas favoritas para fazer a cena, encontrando ajuda valiosa na disposição das rochas.

Possui alguma preferência quanto ao hardscape? Por exemplo, prefere trabalhar com pedras ao invés de troncos?

Não tenho preferência em materiais. Tento usar pedras e madeiras normalmente, tentando fazer a cena de uma forma natural.

Em que seqüência organiza os elementos que vão compor o paisagismo?

Um layout pode nascer de muitas maneiras, mas a natureza é sempre o a principal fonte de inspiração. Dessa forma, o nosso contato com a natureza, a sensibilidade pessoal a ela é sempre o ponto de partida para imaginar uma cena, idealizá-la e começar a montagem. Depois disso é só buscar as pedras decorativas e madeiras.

Costuma fazer algum tipo de desenho prévio para organizar suas idéias antes da instalação do aquário?

É claro que, como mencionado acima, a primeira coisa que é para ser capaz de imaginar a cena a ser tocada com base em experiências pessoais com a natureza. Se temos a capacidade de levar esta cena para o papel, mesmo com um desenho simples, é uma grande vantagem para a próxima fase de pesquisa dos materiais do projeto.

Após a montagem, costuma alterar a posição do hardscape? Nesse aquário houve alguma mudança posterior?

Ao contrário do meu layout anterior, que teve o objetivo principal de diversão  e para fornecer um ambiente agradável dentro da minha casa, este layout foi projetado e construído com a intenção de participar no concurso de paisagismo.

Então, eu trabalhei muito com os detalhes individuais, como a inclinação de cada ramo, a direção das estrias das rochas, a combinação de musgo e plantas de diferentes cores e brilho para a naturalidade do primeiro plano e muitos outros detalhes.

Então eu fiz muitas pequenas mudanças na posição do hardscape e adicionei e removi madeira e pedras durante a evolução do layout.

Visto os resultados do concurso e da valorização recebida, este trabalho foi para mim um grande sucesso: foi classificado em 9º lugar no IAPLC 2012 e como o vencedor do IAPLC não-asiático e 2° no ROAPLC 2012

Há diversas “regras” de proporção que são aplicadas nas artes e se enquadram no aquapaisagismo. Quais costuma utilizar em suas montagens?

Para as proporções corretas do layout, eu sempre tenho em mente as regras de equilíbrio visual de outras artes. Nesse layout, eu trabalhei muito em perspectiva e profundidade através de técnicas que descrevi de forma breve em uma espécie de guia que vou publicar no meu site: aquaproject.it

Como foi ministrada a fertilização líquida nesse aquário? Com que produtos e que cuidados foram necessários para evitar algas?

Uso de acordo com as necessidades das plantas, administrando normalmente macroelementos e microelementos. A melhor maneira de combater algas é sempre a de promover o desenvolvimento de plantas com CO2, luz e nutrientes.

Deixe um comentário

