[Re-blog] Ripário

Encontrei recentemente informações sobre um estilo de aquarismo plantado chamado Ripário. É algo semelhante ao Paludário. Foi desenvolvido por Devin Biggs, dono da Empresa Riparium Supply. Biggs morou no México e realizava passeios em rios locais a fim de observar que espécies de peixes e plantas exisitiam ali. Essa paisagem marginal lhe deu a idéia de recriar aquele ambiente em um aquário. Ao estudar a flora presente no local, percebeu que muitas eram plantas aquáticas em estado emerso.

A vegetação à margem de um rio cerce muitas vezes com apenas as suas raízes e parte inferior do caule mergulhada na água. Para reproduzir esse efeito, utilizou potes com substrato dentro do aquário onde inseriu as espécies desejadas. O aquário não foi completamente cheio. A àgua é inserida até cobrir os potes apenas, sendo que as plantas crescem totalmente emersas.

As plantas a serem utilizadas nesse tipo de montagem devem suportar emersão. Seu crescimento em contato com a atmosfera torna desnecessária a presença de um cilindro de CO2. Elas retiram o carbono diretamente da atmosfera. Muitas irão crescer mais rápido, irão exibir folhas com novas formas e irão florir. Sim, algumas de nossas plantas aquáticas só florescem emersas. Mesmo neste estilo, ainda pode-se utilizar equipamentos usados nos aquários plantados convencionais. Porém, como a quantidade de água é menor, o filtro a ser utilizado pode ter uma vazão menor e um menor custo.

O crescimento vigoroso produz sombra e abrigo para os peixes. A quantidade reduzida de água também evitará que aqueles que tem habilidade para pular fora do aquário se suicidem. Claro que menos volume de água significa também menos peixes.

Semelhante ao paludário. Conforme o site da empresa “Riparium Supply”, a diferença é que os paludários possuem uma área edificada para manter as plantas fora da água. Nesse caso é possível até manter anfíbios e outros animais, já que há uma área de terra. No caso do Ripário não há essa possibilidade. Mantém-se apenas os peixes. A empresa vende equipamentos específicos para este estilo de montagem. Há os plantadores flutuantes. São vasinhos plásticos ou de acrílico que são fixados no vidro do aquário com o substrato para as plantas.

Foto dos vasinhos:

Aqui umas fotos do Ripário:

riparium_02

riparium_01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s